Harmonização Orofacial
O que é a Harmonização Orofacial
A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face e a harmonia do sorriso com objetivos terapêuticos, funcionais e/ou estéticos.
É uma área da medicina dentária que engloba técnicas, procedimentos e produtos injetáveis como a Toxina Botulínica, Ácido Hialurónico, Bioestimuladores de Colagénio e Fios tensores e/ou bioestimuladores. São utilizados em medicina dentária como coadjuvantes na estética do sorriso, em casos de dor orofacial ou disfunção temporomandibular, equilíbrio dos tecidos após tratamentos ortodônticos ou reabilitadores.
Os procedimentos mais realizados na Harmonização Orofacial
Aplicação de toxina Botulínica
Comumente chamada “Botox” quando aplicada no músculo, provoca temporariamente o seu relaxamento, impedindo parcial ou totalmente a sua contração muscular. É o tratamento ideal para as rugas dinâmicas de expressão e a prevenção das mesmas que surgem com a idade. Mais comum no tratamento das rugas da testa, glabela, bunny lines, pés de galinha, código de barras, bigode chinês, queixo celulítico, marionete e pescoço. Ainda, terapeuticamente no sorriso gengival e bruxismo. O seu máximo efeito pode observar-se entre 5-15 dias e vai diminuído progressivamente com durabilidade 3-6meses.
Aplicação Ácido Hialurónico
O ácido hialunónico existe naturalmente no nosso organismo. Contudo, com a idade a sua produção diminui, o que se traduz no aumento da flacidez, perda de tonicidade e aumento das linhas e rugas da face e pescoço. Aspeto de “derretimento”. O tratamento com esta molécula visa o preenchimento de rugas e reposição do volume perdido o que ajuda a restauração da elasticidade e hidratação da pele. Mais comum no preenchimento das maças do rosto, bigode chinês, linhas marioneta, código de barras, mento, mandibula e lábios. O seu efeito pode ser observado logo após o procedimento com durabilidade variável entre 3 a 18 meses, de acordo com a pele do paciente, o metabolismo do paciente, a zona tratada e a finalidade do tratamento.
Aplicação de Bioestimuladores de Colagénio
O seu principal objetivo é a neocolagenase através de uma resposta inflamatória controlada e consequentemente melhorar o contorno facial, rejuvenescimento geral da pele, melhoria da flacidez, aumento de tecido a longo prazo, melhoria dos sinais de envelhecimento com resultados muito naturais. Os bioestimuladores mais frequentes são o Radiesse, Facetem e Sculptra. É um tratamento em que o seu efeito, a longo prazo, começa a ser observado após 28 dias, tempo de síntese de novo colagénio, com duração até 2-3 anos, dependendo do número de sessões.
Aplicação de Fios PDO
São fibras sintéticas, biodegradáveis e biocompatíveis que vão estimular a produção de colagénio, melhorando a textura da pele. É um procedimento indicado para pacientes que já apresentam alguns sinais de flacidez tecidual ou que desejem prevenir a sua ocorrência. As principais indicações são: prevenção do envelhecimento da pele (25-35 anos); tratamento do envelhecimento da pele (35-75 anos); cicatrizes de acne; flacidez tecidual; rugas periorbiculares dos olhos, periorais, marionete, glabela, testa, sulcos e flacidez do pescoço. Promovem a produção de colagénio, melhorando a qualidade da pele, elasticidade e efeito lifting leve e limitado.
Antes de qualquer procedimento é realizada uma análise facial extensiva e detalhada para estudo de cada paciente com o propósito da individualidade e naturalidade de cada pessoa.
Dra. Samanta Conde
OMD 9855
Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelo Instituto Universitário Ciências da Saúde – CESPU em 2015.
Pós Graduação em Reabilitação Oral 2017.
Várias formações em Harmonização Orofacial desde 2019.
Dedica-se à Estética Orofacial através da reabilitação Oral Fixa sobre dentes e Harmonização Orofacial.